Brasil & Mundo

Fiocruz poderá bloquear produção do Zika vírus

Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, estado onde foi registrado o maior número de bebês nascidos com microcefalia devido à contaminação, descobriram uma substância que pode bloquear a produção do vírus Zika nas células, é a 6MMPr. O estudo foi divulgado hoje na revista International Jornal of Antimicrobial Agents.

Os testes foram realizados in vitro pelo Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz Pernambuco e tiveram um índice de sucesso em torno de 99%. A substância também é menos tóxica para as células neurais, uma boa notícia para futuros tratamentos de infecções no sistema nervoso. “Diante das manifestações neurológicas associadas ao vírus Zika e os defeitos congênitos provocados pelo mesmo, o desenvolvimento de antivirais seguros e efetivos são de extrema urgência e importância”, afirma o coordenador da pesquisa, Lindomar Pena.

A pesquisa começou há um ano e foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Agora, resta testar em organismos vivos.

< Exposição 100 anos dos Bombeiros de Niterói no Plaza Grupo seguia para assassinar vereador em Itaboraí <